quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

NISSE, UM DUENDE MUITO SAPECA


Pouco antes do Natal ganhei de presente da minha amiga Emannuelle, que atualmente mora a Dinamarca, o Nisse (fala-se Nissa). Foi a Alice, filha da Manu, quem me contou que esse duende do folclore natalino dinamarquês é um danadinho e adora aprontar estripulias. Segundo a Alice o Nisse adora comer arroz doce (aqui no sul a gente diz arroz de leite) com bastante canela - e se ele não ganhar seu arroz doce ou se este não estiver a seu gosto, ele apronta alguma sapequice. Lá na escola da Alice ele aprontou várias molecagens durante o mês de dezembro, mesmo assim eu ousei coloca-lo na minha árvore de Natal e temos com entendido bastante bem, eu e o Nisse. Nessa conversa deliciosa com a Manu e a Alice descobri vários outros personagens folclóricos da época do Natal europeu e me deu uma vontade danada de pesquisar e conhecer mais sobre essas novas velhas lendas.  Quem souber mais informações sobre os Nisser e desejar compartilhar, vou adorar conhecer mais sobre esse duende sapeca!!
Com minhas queridas amigas Graça e Manu
Com minha amiguinha Alice 

Nenhum comentário:

Postar um comentário