segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DIA DE BANCA (BIBI E DIANA)

Hoje foi dia das minhas orientandas apresentarem suas pesquisas para a Banca, dia de fim de ciclo, de celebrar a pesquisa acadêmica que não deixa de lado a sensibilidade, que honra as tradições da fisioterapia, que cria o novo respeitando o percurso de nossos antecessores. É muito bom construir essa história num ritmo que permite uma relação respeitosa com a ciência e com os seres humanos.

A Bibiana apresentou nossa pesquisa "Percepção corporal e coordenação motora no tratamento fisioterapêutico de paciente hemiparético", uma pesquisa que busca mostrar o resgate da essência da Fisioterapia Neurofuncional, pois é muito difícil reabilitar um corpo que não se percebe corpo. Na banca, para discutir questões tão fundamentais com a gente, esses dois queridos, amigos, colegas, parceiros de jornada que são a Tânia Fleig e o Rafael Kniphoff. 
A Diana apresentou nossa pesquisa "Contribuição de um Programa Terapêutico inspirado nos princípios da Antiginástica e da Eutonia para a melhora da percepção corporal em pacientes hemipáticos". Uma pesquisa linda, que dedicou-se a resgatar duas tecnologias afetivas, métodos antigos e tão necessários para possamos resgatar nossa essência como fisioterapeutas, nesse compromisso que devemos cultivar que é ajudar verdadeiramente o outro. A banca não poderia ser outra, uma banca de fadas, minhas colegas e amigas Paula Bianchetti e Miriam Froemming, que com suas delicadezas iluminaram esse momento. 
Depois da banca a Diana nos presenteou com essas lindas máscaras de
coruja, com a séria recomendação de sono tranquilo para as três.
Hoje fomos batizadas literalmente como professoras corujas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário