domingo, 18 de junho de 2017

HISTÓRIAS PARA AQUECER O CORAÇÃO E TRANSFORMAR O MUNDO


O outono e o inverno são estações que nos convidam ao recolhimento e nos convocam para o estar juntos. Essa é uma escolha possível, não é preciso uma pausa de um dia inteiro, pode ser um instante em que você decida desacelerar e puxar o freio de mão para estar com outra pessoa, apenas pelo prazer de estar, tomar um chimarrão, ou um café, e jogar conversa fora.
E se você quiser trazer as crianças para perto, as histórias, os advinhas, os contos de fadas ou de assombração, são sempre uma boa razão para tirá-las de outras distrações cotidianas e tecnológicas e colocá-las mais pertinho dos adultos.
Você sabia que desde 2011, no mundo todo, junto com a chegada do inverno aqui no Hemisfério Sul e do Verão no Hemisfério Norte, celebramos também chegada de um novo ciclo de vida através da narração de histórias?!
Desde 2011, todo dia 21 de junho, acontece uma ação mundial chamada  Histórias para mudar o mundo. Este evento é uma ação voluntária, organizada pela Rede Internacional de Contadores de Histórias/ Red Internacional Cuentacuentos (RIC).  O objetivo principal desta ação é o desejo de intervir em nome de todos aqueles que sofrem qualquer tipo de discriminação no mundo, através da palavra que encanta e acolhe.
A proposta é bem simples, neste dia a RIC chama todas as pessoas que queiram participar dessa grande rede de boas energias a partilhar histórias contadas a partir de livros ou então histórias inventadas na hora e contadas “de boca”, como gostam de dizer os pequenos.
Nos cinco cantos do mundo a Rede Internacional de Contadores de Histórias convida as pessoas, leitores, narradores espontâneos, bibliotecários, professores, pais, avós, jovens, enfim, todos aqueles que queiram participar, para narrar contos, poesias, causos, em diferentes locais. Toda ação é válida, mesmo que pequena! Você pode contar histórias numa roda de amigos, numa sala de aula, num hospital, numa praça, numa biblioteca, num centro cultural, ou na sala de casa. Afinal, todo lugar é lugar para uma boa história!
Com estas ações estaremos multiplicando o efeito desta grande celebração que a Rede propõe. E por meio deste estar juntos que as histórias oportunizam, contribuiremos para a construção de um mundo um pouco melhor, mais consciente, sereno e justo. A ferramenta é a palavra, mas não qualquer palavra. Não os xingamentos, não as agressões, mas a palavra poesia, a palavra conto, a palavra encontro.
Entre na roda, jogue boas energias para o universo (e receba dele), aproveite esse dia para desacelerar e acreditar que uma bela história pode mudar o mundo de alguém! Se quiser aproveitar para celebrar o início do inverno durante o feriado ou no final de semana que o antecede, aproveite. O importante é estar com as pessoas, partilhando palavras amorosas e a esperança de um mundo melhor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário