sexta-feira, 7 de abril de 2017

MUITO PRAZER, SIMPLES ASSIM!!

As ondas das águas de março que chegam fechando o verão me trouxeram o convite para escrever esta coluna semanal. A primeira coluna chega abrindo o mês de abril, mês do aniversário de nascimento Hans Christian Andersen e de Monteiro Lobato e também do aniversário de despedida de Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Um mês especial para todos que acreditam que ler é não só importante como fundamental para a constituição de um ser humano capaz de fazer escolhas mais conscientes para sua vida.
Perdão, cheguei sem me apresentar!! Que feio isso!! Eu sou a Valéria, mas todos me chamam de Léla. Moro em Santa Cruz do Sul, mas nasci em General Câmara. Sou mãe de dois meninos incríveis e também sou fisioterapeuta, pedagoga, professora universitária, contadora de histórias, escritora e focalizadora de Danças Circulares. Não exatamente nessa ordem, mas trabalho e me divirto com tudo isso e tudo isso me constitui. Também gosto de fazer bolos e inventar receitinhas!! Falo isso que é para você saber que nas nossas conversas semanais tudo pode aparecer - e pode acontecer de tudo!!
Mas cheguei falando nos aniversariantes ilustres do mês porque em abril celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil (02 de abril), o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e a Semana do Livro (18 a 23 de abril). As datas não são aleatórias, foram escolhidas para festejar seus aniversariantes, mas também para lembrar o quão fundamental é a leitura desde muito cedo na vida de nossos pequenos. Somos diferentes dos outros animais porque nos desenvolvemos não apenas através das nossas habilidades manuais, mas através da linguagem e da capacidade de nos comunicarmos uns com os outros de modo mais articulado e eficiente que os outros animais. A leitura, quando faz parte da vida, amplia o vocabulário, potencializa o raciocínio, melhora a capacidade de argumentação, aproxima as pessoas (porque vira assunto para conversa), desperta a curiosidade. Até o final do mês voltaremos a falar sobre a leitura e sobre nós, seres humanos. Vamos juntos, conversando sobre a vida, que é simples, embora a gente insista em complica-la!!
Nesta primeira coluna, gostaria de agradecer ao Matheus Haetinger e à equipe do Jornal de Candelária por confiarem no meu trabalho. E dizer um SEJA BEM VINDO, a cada um e a todos que desejarem viajar um pouquinho nos caminhos que vou tomando pelas veredas que a vida vai me levando!! SIMPLES ASSIM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário