terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SOBRE A CAMPANHA JANEIRO BRANCO


A Campanha Janeiro Branco nasceu no ano de 2014, em Uberlândia (MG). A ação foi inicialmente promovida por um grupo de psicólogos, preocupados com a saúde mental e o bem estar da população. A iniciativa, no entanto, ganhou adesão de outros profissionais, como enfermeiros, médicos, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais da área da saúde e de outras áreas, bem como de estudantes que reconhecem a importância do tema e contribuem com a ampliação da campanha para além dos consultórios, a partir de uma visão global e integrativa do indivíduo.
Os objetivos da Campanha Janeiro Branco são: (1) chamar a atenção da população mundial para questões relacionadas à saúde mental; (2) promover a conscientização das pessoas sobre a importância de refletir sobre sua saúde mental e emocional, sobre condições emocionais, sobre sua qualidade de vida e sobre a qualidade emocional de suas relações; (3) encorajar as pessoas a mudarem as suas vidas, quando julgarem necessário; (4) mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de vidas mais felizes, realizadas e congruentes com os seus próprios valores, sentidos e desejos.
A cada dia cresce o número de pessoas insatisfeitas consigo mesmas, com suas vidas pessoais, profissionais e relacionais. Isso se relaciona com um modelo ocidental sócio-econômico e de sociabilidade voltado à coisificação da vida, à mercantilização das relações humanas, à alienação das pessoas, à medicalização da vida, entre outros fatores que tem colaborado para a desumanização da própria humanidade. Não por acaso observa-se um crescimento descontrolado das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo.
O mês de janeiro foi escolhido para este momento de práticas reflexivas sobre a valorização da vida, das pessoas e das relações, pois é um momento em que as pessoas geralmente ainda estão passando por um momento de balanço das suas vidas, em decorrência do final de um ciclo (final do ano) e início de outro.
Assim sendo, a Campanha do Janeiro Branco pode ser compreendida como um movimento cultural e simbólico, que convida as pessoas para refletirem sobre suas vidas, bem como propõe ações de empoderamento, a fim de que as pessoas sintam-se potencialmente capazes de realizar as mudanças que desejarem em suas vidas.
Dessa forma, o mês de janeiro passa a ser um mês para promover o bem estar, para realimentar o corpo e o espírito para o ano que se inicia, um mês terapêutico, “que nos convida a busca de planejamentos e mudanças em nossas vidas, posicionando-se no calendário humano de forma estratégica e como um ponto de partida, de inícios e reinícios. É o primeiro mês do ano e, de forma simbólica e referencial, pode servir como uma espécie de plataforma a partir da qual qualquer pessoa pode se sentir inspirada e motivada a investir em mais qualidade emocional de existência”.
A escolha da cor branca justifica-se porque a partir dela “outras cores podem aparecer, assim como novos projetos podem ser escritos ou (re)escritos, possibilitando novos inícios ou recomeços nas vidas de qualquer pessoa. A cor branca é a cor das telas, a partir das quais os artistas criam suas idealizações. É a cor das folhas dos cadernos, a partir das quais as crianças aprendem a escrever (escrevendo e reescrevendo sempre que necessário). Branco é a cor síntese da somatória dos feixes de luzes das outras cores, simbolizando a perspectiva ecumênica dos projetos e sonhos humanos. Por fim, é uma cor sagrada para várias tradições religiosas do mundo”.
Neste ano de 2017, eu tive o prazer de ser convidada para participar das ações do Janeiro Branco com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde de General Câmara (RS), cidade onde nasci e cresci. Estou muito feliz por levar um pouquinho do universo das Danças Circulares para oportunizar momentos de (com)vivência -  consigo e com seus pares de trabalho - a estes profissionais que, dia a dia, oferecem a sua energia e o seu fazer para aliviar a dor do outro. Grata Cássia Vilene, minha irmã querida, grande profissional e fazedora de momentos felizes!!
Em breve postarei os momentos vividos por nós nesta linda ação!!
Que janeiro seja de alimento e inspiração para o ano!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário