sábado, 7 de janeiro de 2017

A CULTURA (NA CIÊNCIA E NA ARTE) PRECISA DE CONDIÇÕES PROPÍCIAS PARA VIVER

Cultura é uma das expressões com significado mais amplo que conheço e talvez por isso, associado à falta de conhecimento (e também de boa vontade) de muitos seres humanos, seja tão difícil compreender seu conceito e suas necessidades. 
Numa primeira busca pelo significado do termo “cultura” no Google a informação que vem é do campo da ciência. Cultura é o “cultivo de célula ou tecidos vivos em uma solução contendo nutrientes adequados e em condições propícias à sobrevivência”. Talvez a ciência possa ajudar a compreender algo fundamental para a cultura em todas as suas dimensões, "ela precisa de nutrientes adequados e condições propícias para sobreviver".
Cultura significa também, de modo muito mais amplo e complexo, todo o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano desde seu núcleo familiar até as mais distintas interações nos muitos espaços sociais em que convive.
Assim sendo, a música, a literatura, a culinária, o modo de se expressar, o artesanato, a língua, os hábitos, tudo isso reflete a cultura de um povo, que vai sendo tecida ao longo de muitos anos, através das distintas vivências e modos de conviver.
A cultura, no entanto, para que se consolide enquanto tal, precisa se fazer presente na vida das pessoas cotidianamente. Uma língua que não é falada é uma língua morta, uma cultura que não é vivida será uma cultura extinta.
Quem faz com que uma cultura se mantenha viva é quem à preserva, seja usufruindo ou criando. Quem cria, quem faz cultura, quem dedica-se a ela profissionalmente é um profissional da cultura. 
Artistas e artesãos, nos mais distintos campos que estas duas palavras possam abranger, são trabalhadores da cultura e como qualquer trabalhador, precisam ser valorizados e remunerados.
Ocorre, no entanto, que quando um profissional realiza sua atividade com empenho e dedicação, muitas pessoas dizem que ele o faz por vocação. Ter vocação significa ter inclinação ou habilidade para algo que levará a pessoa a exercer uma determinada carreira ou profissão. Ter uma habilidade e poder trabalhar com aquilo que lhe dá prazer é, de fato, uma benção. Mas isso não faz com que o trabalho deixe de ser trabalho.
Vivemos um tempo em que, lamentavelmente, muitas pessoas pensam que trabalho não pode dar prazer. Não por acaso lemos uma enxurrada de postagens felizes nas redes sociais quando chega a sexta-feira. Muitas pessoas passam a semana se torturando no trabalho para “aproveitar” o final de semana para se “anestesiar”. 
Outras aproveitam o final de semana para se alimentar de cultura, vão a um show, ao teatro, ao cinema, a um sarau, a um bazar e esquecem que aqueles que estão ali, lhe nutrindo, são também trabalhadores.
Tenho visto artistas e artesãos serem desrespeitados e desvalorizados como se cidadãos trabalhadores não o fossem. Tenho visto pessoas (que se dizem do bem) chamando-os de vagabundos, assim como vejo governantes achando que devem fazer arte por amor, já que este é um dom. 
Observo ainda Fundações que apoiam a cultura serem duramente atingidas por legisladores, Secretarias de Cultura extintas ou então fundidas com a pasta do lazer, sem nenhum discernimento entre o que é lazer e cultura.  
Lazer distrai, cultura nutri, provoca e faz pensar. Sempre que fundem lazer e cultura, a cultura fica de lado, porque ela é perigosa para os governantes e "donos do poder", sempre foi e sempre será. 
Por isso, o jeito mais fácil de tentar aniquilar a arte e a cultura  é procurar matar à míngua, não dando meio nem condições propícias para que sobrevivam, mas somos (nós, artistas e artesãos) bichinhos resistentes!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário