domingo, 2 de outubro de 2016

PROCESSO DE CONSCERTO DO DESEJO COM MATHEUS NACHTERGAELE

Hoje fui assistir a “Processo de Conscerto do Desejo”, com Matheus Nachtergaele. O que dizer?! Maravilhosos, lindos, apaixonantes - o espetáculo e o Matheus!! Lindo demais da conta!!

SOBRE O ESPETÁCULO: O ator Matheus Nachtergaele costuma dizer que a poética do teatro deriva das emoções. E a prova disso ele dá no palco, com o monólogo “Processo de Conscerto do Desejo”, onde, acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino), Matheus apresenta um espetáculo catártico, em celebração à própria mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele.
Poucas emoções poderiam ser mais fortes, ou mais profundas. Maria Cecília retirou-se da vida em 1968, quando o ator era um bebê de apenas três meses. Nachtergaele recebeu do pai, já na adolescência, os textos deixados pela poeta. “Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros – escritos de uma jovem mulher moderna e triste – e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito”, conta.
Em “Processo de Conscerto do Desejo”, através de um concerto, Nachtergaele busca consertar desejos. O ator explica: “Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito”.
Como uma “oração profana”, o espetáculo se constrói em comunhão com o público: “Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial”, revela ele.
 Teatro também é lugar de encontrar amigos queridos
Com Cristianno Caetano e Rosane Rösing
 Teatro também é lugar de encontrar amigas queridas
Com Duda Seffrein e Camilla Geesdorf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário