sexta-feira, 22 de julho de 2016

NEUROAPRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS NEUROCIÊNCIAS EM SÃO VICENTE DO SUL (RS)

Hoje eu fui a São Vicente do Sul (RS) conversar com os professores da rede municipal sobre Neuroaprendizagem. A viagem foi longa para mim que sou preguiçosa para dirigir longas distâncias. Fui sozinha, acompanhada pelos meus CDs do Nelson Coelho de Castro, do Nei Lisboa, do 5 a seco e da Legião Urbana. Fui cantando e pensando na vida, nesses percursos que ela decide e que podemos desfrutar se formos capazes de deixar as janelinhas abertas. Vou a trabalho, mas vou também para rever amigos queridos, compadres amorosos. O Chico (Francisco Solano Trindade de Lima - era assim que estava escrito seu nome no meu primeiro caderno de chamada como professora da Unisc), que hoje está fazendo um belíssimo trabalho como Secretário da Saúde do município, foi meu aluno, meu orientando, tornou-se amigo e compadre. E uma vez compadres, somos família. Ganhei uma comadre amorosa e dois "sobrinhos" emprestados. 
Durante à tarde foi a vez trabalho! Um trabalho amoroso, com um grupo de professores que aceitou o diálogo e os desafios que propus para falarmos sobre a "Aprendizagem na perspectiva das neurociências", buscando através do conhecimento científico e também de vídeos, música, dança, narração de histórias, diálogos e troca de experiências, mostrar alguns aspectos fundamentais do ponto de vista das neurociências sobre os processos de aprender. Espero ter desacomodado, plantado sementes em solos férteis e corações ternos. Sei que deixei boas sementes e sei que novas amizades também brotarão dessas sementinhas!! Me realizo plenamente nesses encontros com professores, pois estou entre pares, entre colegas de jornada, que compartilham das mesmas angústias e do mesmo prazer de ser, entre tantas possibilidades, mediador de conhecimentos. 
À noite foi momento de estar com os amigos à beira do fogão à lenha para vivermos as saudades e renovarmos os votos de amizade. Pela manhã, antes da despedida, foi momento de chimarrão ao lado do fogão a lenha, café com leite, papo gostoso e almoço antes da partida. Vou reabastecida de afetos e cheia de vontade para voltar e compartilhar mais conversas, mais dúvidas, mais experiências, mais afetos!!



 








Nenhum comentário:

Postar um comentário