quinta-feira, 28 de abril de 2016

LEITURA COMPARTILHADA: UMA AÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO HUMANO (E OUTRAS EXPERIÊNCIAS)

Tão bom participar de um evento onde podemos linguajear, onde podemos exercitar a escuta e sermos acolhidos pela escuta e pelo olhar do outro. Foi assim, hoje pela manhã, durante as apresentações orais no Grupo de Estudos Educação, Neurociência e Complexidade, coordenado pela querida Nize Pellanda, uma das atividades que integra o VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, dentro do II Fórum Internacional em Educação, na Unisc.
O Grupo de Estudos Educação, Neurociência e Complexidade, pesquisa a emergência inseparável do conhecer e do subjetivar-se numa perspectiva de complexidade. Neste sentido, coloca como eixo os estudos das neurociências para fazer o rompimento com a atitude metafísica que ainda permeia as práticas educativas destacando a circularidade conhecer –viver, viver-conhecer e, portanto, mostrando o conhecer como o “viver em ato” com todas as implicações ontogênicas, epistêmicas e neurofisiológicas que isso significa.
As apresentações foram excelentes, uma complementando a outra. Os diálogos, consequentemente, foram superinteressantes. O sentimento foi de acolhimento e de pertencimento.
Eu falei sobre uma temática que tem mexido comigo, a “Leitura Compartilhada". Defendi a ideia da leitura compartilhada como uma ação para a formação do humano. Participaram comigo colegas incríveis, com pesquisas e experiências muito bacanas.
"Leitura Compartilhada: uma ação para a formação do humano"
"Leitura Compartilhada: uma ação para a formação do humano"
"A intervenção musical com bebês em risco psíquico"
Aruna Noal Correa
"A intervenção musical com bebês em risco psíquico"
Aruna Noal Correa
"Autoria e educação poética na pós-graduação"
Ana Cristina do Amaral Lovato 
"Autoria e educação poética na pós-graduação"
Ana Cristina do Amaral Lovato 
Uma delícia poder compartilhar as ideias!!
"Awop-bop-a-loo-wop-alop-bamboom":
Encontros entre História e Rock n' roll no Ensino Médio
Waldy Luiz Lau Filho
"Awop-bop-a-loo-wop-alop-bamboom":
Encontros entre História e Rock n' roll no Ensino Médio
Waldy Luiz Lau Filho
 
Os benefícios de atividades de leitura:
predição e conhecimentos prévios 
Róger Sullivan Faleiro
Os benefícios de atividades de leitura:
predição e conhecimentos prévios 
Róger Sullivan Faleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário