quinta-feira, 21 de abril de 2016

DANDÔ: CIRCUITO DE MÚSICA DÉRCIO MARQUES NA UNISC - SHOW COM KÁTYA TEIXEIRA

Hoje foi noite de show do "Dandô - Circuito de Música Dércio Marques", no Memorial da Unisc. Lindo demais, super sensível e também divertido. A abertura do Roberto Pohlmann foi delicada e emocionada. A entrada da Kátya Teixeira foi um arraso e o show foi de uma sensibilidade indizível. Tudo impecável!! Depois do show ainda teve um bate papo sobre o Circuito e sobre cultura.
Para saber mais sobre o Circuito...
“Dandô - Circuito de Música Dércio Marques” foi idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora de raízes musicais Kátya Teixeira. “Dandô” é um audacioso projeto que busca a realização de uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de várias regiões, com o objetivo de mostrar as diversas sonoridades regionais, criando um novo público.
O nome “Dandô” faz referência a um trecho da música “Canto dos Ipês”. A palavra é uma corruptela do verbo andar. De acordo com Kátya Teixeira, esse é o sentido do projeto: fazer os artistas “dandar” e se apresentar em diferentes regiões, circulando como o vento pelo país.
O projeto envolve artistas que têm seu trabalho reconhecido junto ao público, mas que, através do projeto, podem obter uma melhor projeção no panorama nacional. Cada artista terá oportunidade de se apresentar em todos os pontos do circuito, que abrange cidades de vários Estados brasileiros. A ideia é que essa caravana seja contínua e, ao fim de cada grupo de artistas que se apresentar pelos pontos promova um novo grupo.
Com o lema “Um canto em cada canto do Brasil”, o projeto “Dandô” vai no mesmo caminho trilhado pelo apresentador Rolando Boldrim, que é “tirar o Brasil da gaveta”, para mostrá-lo a si mesmo. (Informações extraídas do texto de Osvaldo Higa).A razão do nome “Dandô” se refere a um trecho da canção Canto dos Ipês*. A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos.
 
Ô dandei...
 
Olha o vento que brinca de dandar
 
Ele vem pra levar as andorinhas
 
E quem sabe a canção pra uma janela
 
Saciar o ipê que se formou
 
E roubar suas flores amarelas
 Ô dandei...
 
Olha o vento que brinca de dandar
Ele vem pra levar as andorinhas
                                                                                                                                                 
 
Bate papo sobre o Circuito e sobre cultura
Conversa vai, conversa vem...
 Babando o Roberto Pohlmann, um grande
profissional e uma pessoa encantadora!!
Nem sei dizer da emoção de estar ao lado dessa grande figura
que é a Kátya Teixeira. Um talento ímpar, linda, generosa,
querida, boa de papo e dona de um abraço amoroso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário