sexta-feira, 18 de março de 2016

A VEZ E A VOZ DA LITERATURA INFANTIL: O QUE ESCREVEM E PENSAM OS SEUS AUTORES

"O projeto A vez e a voz da literatura infantil - o que escrevem e pensam seus autores foi patrocinado pelo Edital Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, promovendo a circulação de 13 autores da literatura infantil contemporânea por cinco capitais brasileiras, no formato de rodas de conversa. O projeto promove ainda a distribuição gratuita do livro que leva o mesmo nome do projeto, com textos escritos pelo grupo de escritores participantes. "A ideia é criar um espaço de diálogo entre autores, autoras, estudantes e educadores [...] na busca de novos olhares sobre a literatura para a infância".
Bom demais participar de uma Roda de Conversa tão incrível. Uma discussão que acrescenta, provoca, desacomoda, faz pensar, amplia o olhar. O ciclo de conversas "A vez e a voz da literatura infantil: o que escrevem e pensam os seus autores", começou por Porto Alegre e vai percorrer outras quatro capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife). Sempre conduzindo e fazendo parte da conversa estão as suas idealizadoras Cláudia Lins e Simone Cavalcanti. Em Porto Alegre fizeram parte da conversa os  queridos e super talentosos André Neves - que falou sobre a identidade cultural na ilustração de livros para a infância - e Celso Sisto, que falou sobre a literatura além do óbvio: subtexto, texto e contexto.  Em seguida as queridas Cláudia Lins e Simone Cavalcanti também contribuíram falando sobre suas experiências ímpares no campo do incentivo à leitura e escrita literária. Fabulástico!!
Todos participantes da roda de conversa receberam o livro "A vez e a voz da literatura infantil: o que escrevem e pensam seus autores". O livro contém os textos produzidos especialmente pelos escritores e ilustradores participantes do projeto. Ah!! O livro foi produzido com verba pública, por isso não é vendido, para recebê-lo é preciso participar das rodas de conversa. O meu está garantido!!  
E além do conhecimento ampliado há o encontro com os amigos,
os afetos trocados a energia recarregada. Tão bom!!
Com os queridos André Neves E Celso Sisto
Com a queridona Vera Hoffmann
A Ana Paula Cecato e a Patrícia Langlois fazem a diferença
quando o assunto é incentivo à leitura no Rio Grande do Sul,
além de serem pessoas incríveis e sensíveis!!
Com a querida e super engajada Simone Cavalcanti
Com a querida e mega articulada Cláudia Lins
Com as queridas Patrícia Langlois e Eleonora Medeiros
A literatura me torna, a cada dia mais, uma pessoa melhor
e cercada de amigos inspiradores!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário