sábado, 9 de maio de 2015

GALÍCIA POR OUTROS OLHOS


Quando era pequena sempre ouvia minha mãe contar que meu bisavô tinha vindo da Espanha para o Brasil, fugindo da guerra. Com as conversas de meu avô, fui crescendo e imaginando esse lugar, de onde meu bisavô e seus irmãos haviam vindo, chamado Galícia. Sem o menor planejamento, acabei indo à Santiago de Compostela em 2008 e com algum planejamento voltando em 2009. A sensação desde a primeira vez foi de “pertencimento”. Em 2008, fui à Portugal, à Itália e à Espanha. Nem posso dizer que realizei um sonho, pois nunca havia sonhado ir à Europa, não ousaria tanto. De repente estava lá!! Na Itália conheci Roma, Veneza, Reggio Emília e Parma. Em Portugal, conheci Lisboa, Porto, Guimarães, Faro e a pequena Vila das Aves. Na Espanha, conheci apenas Barcelona e Santiago de Compostela. Todos lugares lindíssimos, cheios de possibilidades para explorar, conhecer e aprender. Mas Santiago de Compostela e a Galícia de um modo geral, tem algo de especial mesmo, difícil de explicar. Conhecer o Museo do Pobo Galego, foi desvendar um pouquinho da história da minha família. Não sei quando voltarei pessoalmente, mas sei que voltarei. Hoje, no entanto, com a internet e as redes sociais, posso fazer essa viagem de outros modos. Pelos olhos de outras pessoas posso saber da cultura, conhecer as artes, o povo, os conflitos, as conquistas. Pelos olhos de pessoas generosas, que mesmo distantes me são muito queridas, eu posso viajar, pois elas me emprestam seu cotidiano, para que pelos seus olhos eu possa estar lá, estando aqui. O sentimento por cada uma delas é de carinho e gratidão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário