sábado, 20 de setembro de 2014

O RIO GRANDE E A INTOLERÂNCIA

Chegou o vinte de setembro e é feriado aqui no Rio Grande do Sul.  Dia que marca o início da Revolução Farroupilha. Torto a gente celebrar o início de uma guerra, mas vá lá, coisas da tradição. Não sou lá muito tradicionalista, embora não abra mão do meu verdinho (chimarrão) todos os dias. Gosto da cultura que se produz aqui no meu estado (literatura, música, teatro, dança), mas pouco frequentei os Centros de Tradição Gaúcha (CTG), embora meu avô tivesse sido, por longo tempo, patrão de um CTG.
Mas não critico quem goste, honre e cultue as tradições. Longe de mim, fazer isso. Acho engraçado ver pessoas criticando as danças e roupas tradicionalistas, com o argumento de que são arcaicas e inadequadas para os dias de hoje. No entanto, estas mesmas pessoas, muitas vezes são as mesmas que acham lindo e valorizam apresentações artísticas de grupos folclóricos de outros países (principalmente quando viajam a esses países), com o argumento de que aquele povo preserva sua tradição. Dá pra entender?! A tradição dos outros é boa e a nossa é ruim?!! Não tem jeito, tradição é tradição, ou não é!!
O que eu reprovo, de fato, é a intolerância!! Mas essa é outra discussão... Ou não é?!  A intolerância está presente nas atitudes dos que honram as tradições e dos que se opõem a elas. Assusta-me, especialmente neste 20 de setembro, a repercussão dos os últimos incidentes que tem colocado a nós, gaúchos, da pior forma possível frente aos demais brasileiros. Parece que agora todos gaúchos são racistas - principalmente os gremistas - e homofóbicos – principalmente os tradicionalistas. Não, não e não!!
Quanto ao incidente da torcedora gremista que chamou o goleiro de outro time de macaco. Sim, fez errado, pisou na bola e está pagando um preço e tanto por isso. Não acho que ela seja vítima, mas ela não foi a única que gritou a ofensa, porque só ela está sendo punida?! Aliás, só ela não, ela e o time todo. Mas e os outros torcedores que incitaram o acontecido, ficarão impunes?! Falar sobre isso tem gerado uma polêmica tamanha que não dá nem para tentar ponderar sem ser chamado de racista por meio mundo. Intolerância!!
E o CTG que iria sediar o casamento entre duas mulheres e que foi incendiado?!! Horrível!! Sim, penso que havia muitos outros lugares para elas se casarem e que elas desafiaram questões muito delicadas querendo realizar o casamento num CTG. Penso que um lugar onde se cultuam tradições (gostemos ou não delas), não é o espaço mais apropriado para se quebrar regras. Por outro lado, nada justifica a manifestação brutal de colocar fogo no local. Intolerância!!
Sem falar do crime mais brutal de todos, do médico que matou o próprio filho, depois de submeter a criança a um sofrimento  psíquico absurdo... Não sem que antes o filho pedisse ajuda a várias pessoas e instituições e ninguém tivesse feito nada para ajudá-lo. Para o mundo que eu quero descer!!!
É muito complicado chegar a um consenso sobre todas estas questões, uma vez que são cheias de dilemas éticos. Mas a questão não é o consenso e sim o respeito pelo outro, pela vida do outro, por suas escolhas. Fica o desafio que para mim é o mais complexo entre todos : “amar o outro como legítimo outro na convivência” (Maturana). Que o 20 de setembro do próximo ano seja carregado de sentimentos mais leves!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário