terça-feira, 13 de maio de 2014

FISIOTERAPIA COM FISIOTERAPEUTA

Hoje a tarde iniciando minha aula de Fisioterapia Neurofuncional II, uma aluna me disse que havia assistido pela manhã ao Programa Bem Estar, da Rede Globo, e qu...e uma médica estava ensinando as pessoas fazer Fisioterapia Respiratória e que para piorar a situação estava ensino a fazer “tapotagem”, uma técnica “jurássica” e absolutamente desnecessária. Vá lá que em outro bloco havia também fisioterapeutas ensinando as pessoas a fazer a tal tapotagem.
Buenas, como fisioterapeuta não prescrevo medicamentos, nem faço diagnóstico clínico porque esta não é minha habilitação nem competência, então porque que um profissional não fisioterapeuta se acha no direito de ir para a televisão ensinar as pessoas a fazer “fisioterapia”. Fisioterapia se faz com fisioterapeuta e quem orienta nossos manuseios para pais e cuidadores, somos nós, que estudamos incessantemente para isso.
Além de fisioterapeuta, sou professora do Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) , nas disciplinas de Fisioterapia Neurofuncional I e II, Fisioterapia Neuropediátrica e Fisioterapia Pediátrica e não posso deixar de me sentir profundamente tocada por esta situação.
Primeiro: quem prescreve métodos e técnicas fisioterapêuticas é o fisioterapeuta. Segundo: tapotagem é uma técnica desnecessária e em desuso (para não dizer contra indicada em muitos casos, como indicam artigos científicos). Terceiro: como fisioterapeuta tenho experiência suficiente para dizer que, embora ainda utilizadas, nem mesmo técnicas de pressão torácica são necessárias para se fazer uma excelente higiene brônquica. Há manuseios muitos mais orgânicos, apoiados na anatomia, fisiologia e biomecânica do tórax, como tão bem pode ser aprendido com os fisioterapeutas com experiência no Método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal.
Tenho medo do que vem pela frente quando um programa matinal, de uma rede de TV de tão grande alcance, como é o caso da Rede Globo, divulga informações tão distorcidas como estas.

Os vídeos podem ser assistidos pelos links:
http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/saiba-como-fazer-a-tapotagem-em-casa/3342600/
http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/t/edicoes/v/tossir-ajuda-a-expelir-a-secrecao-dos-pulmoes/3342599/




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário