terça-feira, 9 de julho de 2013

8 DE JULHO: DIA DO PESQUISADOR BRASILEIRO

Para celebrar a semana em que comemoramos o "Dia do Pesquisador Brasileiro", nada mais justo que esta foto. Eu com ninguém menos que "Fritjof Capra", no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Que alegria foi ouvi-lo em várias conferências e estar ao lado deste grande pensador!! 

O Dia do pesquisador é comemorado anualmente no dia 8 de julho (Lei nº 11.807/2008). A escolha está associada à criação da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) - entidade de caráter civil voltada para a defesa da pesquisa científica no País, que foi fundada em 8 de julho de 1948.

Segundo Capra, "em última análise, [nossos] problemas precisam ser vistos, exatamente, como diferentes facetas de uma única crise, que é, em grande medida, uma crise de percepção. Ela deriva do fato de que a maioria de nós, e em especial nossas grandes instituições sociais, concordam com conceitos de uma visão de mundo obsoleta, uma percepção da realidade inadequada para lidarmos com nosso mundo superpovoado e globalmente interligado" (p.23). "O novo paradigma pode ser chamado de uma visão de mundo holística, que concebe o mundo como um todo integrado, e não como uma coleção de partes dissociadas. Pode também ser denominado visão ecológica" (p.25). "A mudança de paradigmas [no entanto], requer uma expansão não apenas de nossas percepções e maneiras de pensar, mas também de nossos valores" (p.27). CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário