sábado, 28 de julho de 2012

MÚSICA POPULAR GAÚCHA: 30 ANOS - UMA RAIZ QUE DEU FRUTOS (II)

Estou revivendo pela TVCOM um momento ímpar que tive o privilégio de viver intensamente. Estou vendo pela TVCOM o show 30 anos de Música Popular Gaúcha (MPG), que aconteceu no dia 10 de julho, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.
O show “Música Popular Gaúcha: 30 anos”, mais uma vez teve à frente o produtor “super figura” Ayrton ‘Patineti’ dos Anjos, que ousou reunir novamente artistas que em setembro de 1982 tiveram a ousadia de encarar uma semana de shows no famoso Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.  Naquele ano, os músicos convidados Carlinhos Hartlieb (também co-produtor), Jerônimo Jardim, Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, Geraldo Flach, Raul Ellwanger, Mauro Kwitko, Pery Souza, Galileu Arruda e Berenice Azambuja viveram cinco noites inesquecíveis no palco do Teatro João Caetano, sucesso que depois foi repetido em Porto Alegre, Santa Maria e Tramandaí.
Estes artistas marcaram profundamente toda uma geração. Para mim são referências ímpares, como bem já descrevi em outra postagem (“Toda história pessoal tem um começo e muitas inspirações”, postada em 2 de fevereiro de 2012). Tenho um carinho profundo e uma gratidão indizível por estes meus “musos” inspiradores. 
Mas este show de 30 anos foi muito especial. Ele foi, aos meus olhos e sentimentos, uma BENÇÃO. Muitos músicos da “nova geração” da MPG foram convidados a participar, entre eles: Marcelo Delacroix, Adriana Deffenti, a banda Cidade Baixa, Marcelo Fruet e Os Cozinheiros e Chico Saratt. Coloquei nova geração entre aspas porque na verdade já são músicos com um percurso bacana na cena musical, não estão exatamente surgindo.  Como se diz aqui no RS, “tem bala na agulha”.
Alguns eu já havia ouvido falar, outros não. O que na verdade eu ainda não havia me permitido era escutá-los cantando. Por quê?! Não sei exatamente, mas me ocorreu no retorno do show para casa que talvez eu me sentisse traindo os “musos” da adolescência. Neste sentido é que o show foi uma benção, como se meus “musos” dissessem: - Vai lá, Léla, tem muita gente boa aí e tu podes escutar, tu podes gostar deles também!! Fiquei muito feliz com essa benção!! Salve a MPG!!
Valeu Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Raul Ellwanger, Mauro Kwitko, Gelson Oliveira, Zé Caradípia, Pery Souza, Nando Gross, Hermes Aquino, Berenice Azambuja, Mônica Tomasi e Pedro Figueiredo!! Valeu Marcelo Delacroix, Adriana Deffenti, Cidade Baixa (Andreia Cavalheiro, Ana Krüger, Caetano Silveira, Alex Alano e Fausto Prado), Marcelo Fruet e Os Cozinheiros e Chico Saratt!! Valeu Ayrton “Patineti” dos Anjos!! Que venham mais 30, 60, 90, infinitos anos de MPG!!
"Felicidade foi-se embora ..."
Com meu muso maior Nelson Coelho de Castro
Com a talentosíssima miguxa Monica Tomasi
Com o fofíssimo e indizível Raul Ellwanger
Com o "diamante" Zé Caradípia
E em todas as fotos, com a miguxa, comadre e parceira de alegrias poéticas, Giovana Staub.
Salve a Música Popular Gaúcha!!! Salve a Música Popular Brasileira!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário