terça-feira, 17 de abril de 2012

DIZE-ME COM QUEM ANDAS

Ia um viajante por uma estrada, quando chegou a uma pequena cidade desconhecida. À entrada da cidade estava sentado um velho, meditando. O viajante o abordou, dizendo:
- Estou vindo de muito longe, procurando um novo lugar para morar. O senhor, que parece ter tanta experiência, diga-me: como são os habitantes desta cidade?
- Responda-me primeiro uma coisa, meu filho: como eram os habitantes da sua cidade?
- Bem, não eram pessoas agradáveis - queixou-se o forasteiro. - Eram invejosas , mesquinhas, estúpidas.
- Sinto muito - tornou o velho -, mas infelizmente aqui você só encontrará pessoas exatamente iguais às que descreveu: invejosas, mesquinhas e estúpidas.
O viajante, decepcionado, ajeitou a mochila às costas e foi embora.
Dali a pouco chegou outro viajante, que fez ao velho a mesma perguta. Este tornou a indagar:
- E como eram as pessoas da sua cidade?
- Ah, eram pessoas muito amáveis - explicou o homem -, em geral bondosas, generosas e educadas.
- Então, seja bem-vindo! - respondeu o velho filósofo, abrindo um sorriso - Pois saiba que as pessoas aqui são exatamente assim: bondosas, generosas e educadas.

Conto indiano retirado do livro "O Homem que Contava Histórias" de Rosane Pamplona e Sônia Magalhães.

Dize-me com quem andas foi uma das histórias que eu tive o prazer de narrar este ano na noite de Contos do Oriente, lá no Espaço Cena Multiarte, em Cachoeirinha, na companhia de amigos muito queridos, entre eles: Rosane Castro, Beatriz Myhrra, Fábia Barbosa e Silvio Wolff. 

Um comentário: