sexta-feira, 19 de junho de 2009

OS DIREITOS INALIENÁVEIS DO LEITOR

Neste ano tive o prazer de passar cinco dias convivendo com as crianças, os professores e os funcionários da Escola da Ponte, em Portugal. Certo dia, circulando pela Escola, eu descobri um cartazinho que me deixou muito animada. Ele falava sobre “os direitos inalienáveis do leitor”.
O oitavo direito fala sobre o direito de saltar de livro em livro. Quando o li, me senti redimida da culpa de ler dez livros ao mesmo tempo e levar um tempo sem fim para acabar de ler alguns deles. Mas é que minha mente funciona assim... Precisa de muitas histórias perambulando por lá ao mesmo tempo. Fazer o que?!Mas felizmente, agora sei que tenho o direito de ler desse modo e por isso vou compartilhar estes direitos com os leitores que gostam de ler de todos os jeitos e maneiras. Deixo aqui registrados os nossos direitos.
OS DIREITOS INALIENÁVEIS DO LEITOR
1. O direito de não ler
2. O direito de saltar páginas
3. O direito de não acabar um livro
4. O direito de reler
5. O direito de ler não importa o quê
6. O direito de amar os heróis dos romances
7. O direito de ler não importa onde
8. O direito de saltar de livro em livro
9. O direito de ler em voz alta
10. O direito de não falar do que se leu

Nenhum comentário:

Postar um comentário